Usando o Windows 8 CP Virtualizado

      9 comentários em Usando o Windows 8 CP Virtualizado

A Microsoft disponibilizou um preview aberto ao público para testar o novo sistema operacional Windows 8.

Você pode fazer a instalação sobre seu Windows 7, ou fazer a instalação em uma partição separada e ficar em dual boot, mas, esta não é uma opção que particularmente eu recomendo. Lembre-se que atualmente o Windows 8 ainda está em desenvolvimento, será lançado ainda em breve. Substituir sua versão atual licenciada por uma versão “temporária” em desenvolvimento não é algo que eu particularmente indico, por mais estável que você possa lendo em vários locais na web ou pela sua experiência atual.

Hoje a virtualização é uma realidade, não apenas para o mundo corporativo, mas também para todos os usuários. Assim que possível farei um post que explica melhor esta questão, quais as vantagens e todos os benefícios da virtualização.

Irei passar aqui um procedimento muito simples, verá como é tranquilo trabalhar com um sistema virtualizado.

Conheça o novo Windows 8 sem alterar o seu sistema operacional.

Antes de começar, você precisará de um software de virtualização e da imagem ISO do windows 8.

Há hoje várias opções, as mais conhecidas são: VMWare (versão vmware player free ou vmware workstation paga), “VirtualPC” (hoje utilizado como XP Mode no windows 7), VirtualBox (da Sun, comprada pela IBM).

Existem outras opções, mas aqui vou exemplificar a versão free (para uso pessoal) do software WMWare Player.

Pré-requisitos: Recomendo que seu equipamento tenha no minimo 4gb de memoria RAM e uns 80gb de espaço em disco.

1) Baixe o vmware player (atualmente na versão 4.0.2) em http://downloads.vmware.com/d/info/desktop_end_user_computing/vmware_player/4_0

Existe o vmware player para Linux também, a forma de baixar e instalar é diferente, mas o funcionamento do software é igual. Farei depois um novo post para explicar como instalar o wmware player em Linux.

2) Baixe a imagem ISO do windows 8 consumer preview em http://windows.microsoft.com/en-US/windows-8/iso

Importante: Não esqueça de anotar o Product Key!

Próxima etapa é instalar em seu computador o Vmware Player. Sem segredo, esquema NNF (Next-Next-Finish).

Com o VMWare Player instalado e a imagem ISO baixada, vamos por a mão na massa. Veja como é simples.

1) Abra o Vmware player e escolha a opção “Create a new virtual machine”.

2) Abrirá um assistente e escolha a opção “I will install the operating system later”. Você até poderia selecional direto a imagem ISO para instalação, seria pedido o Product Key, mas no registro poderia aparecer um pequeno problema. Para simplificar de um modo genérico, deixe para instalar o sistema operacional DEPOIS.

Criando nova máquina virtual

Criando nova máquina virtual

3) Na próxima tela do assistente, será solicitado que informe qual versão do sistema operacional você fará uso ou irá se basear. Escolha “Microsoft Windows” e versão “Windows 7”.

Escolha do Sistema Operacional

Escolha do Sistema Operacional - Baseado no Windows 7

4) Selecione o Local dos arquivos utilizados para virtualização, assim como o nome do sistema da máquina virtual. No padrão, tudo vai funcionar bem e facilmente você pode alterar o que desejar depois. Na minha configuração testei inicialmente com 1gb de memoria ram, funcionou tranquilo e assim mesmo depois alterei pra 2gb. O tamanho de disco inicial, recomendo utilizar até uns 60gb, o software faz alocação dinâmica, nada impede depois em alocar mais ou menos. Se preferir, pode alocar apenas 20gb que já funciona.

Nome e localização da máquina virtual

Nome e localização da máquina virtualArquivo do disco virtual - Alocação dinâmica

5) Na última etapa da criação da máquina virtual, é apresentado um resumo da sua configuração e se realmente desejar aumentar a alocação de memória (recomendo aumentar para 2gb de memória), clique em “Customize Hardware”. Se não quiser alterar nada, basta clicar em “Finish”.

Resumo configuração da máquina virtual

Resumo configuração da máquina virtual

6) Sua máquina virtual está pronta para uso, agora basta apenas instalar o sistema operacional – o que é mais simples ainda.

Ao iniciar a máquina virtual, uma tela preta aparecerá informando que nenhum sistema operacional foi encontrado. Então, clique em “Change CD/DVD Settings”, selecione o arquivo de imagem do Windows 8 (em “use ISO image file”) e clique em OK.

Selecionando imagem ISO

Selecionando imagem ISO

7) A partir deste ponto, faça normal a instalação do seu Windows 8 Consumer Preview, inserindo o Product Key.

Importante: Para uma melhor experiência com o VMWare, recomendo maximilizar a tela.

Assim que terminar toda instalação do sistema operacional, outra recomendação importante é a instalação do “VMWare Tools”.

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

 

Boa diversão!!

Instalação do VMWARE Tools

Instalação do VMWARE Tools

Instalação do VMWARE Tools

Instalação do VMWARE Tools

Instalação do VMWARE Tools

Instalação do VMWARE Tools

9 thoughts on “Usando o Windows 8 CP Virtualizado

  1. Flavio Sapatos

    Estava com esse erro : mas com sua sabedoria neste post , foi resolvido Parabéns !

    erro no VMware Player o windows nao pode ler a configuraçao do aquivo de resposta

    mas com sua sabedoria neste post , foi resolvido Parabéns !

    Reply
    1. Rodrigo Post author

      Olá, Flávio. Obrigado pelo contato e pelo feedback. É sempre muito bom a gente saber que está ajudando alguém, principalmente quando o intuito de criar algo é justamente este. Um grande abraço!

      Reply
  2. Flavio Sapatos

    Estava com esse erro : mas com sua sabedoria neste post , foi resolvido Parabéns !

    erro no VMware Player o windows nao pode ler a configuraçao productkey do aquivo de resposta

    mas com sua sabedoria neste post , foi resolvido Parabéns !

    Reply
    1. Rodrigo Post author

      Agora estou trabalhando também em máquinas virtuais com o virtualbox. Dentro do Linux estou tendo bons resultados com o virtualbox, uma solução de virtualização da Oracle free. Estou tentando fazer um p2v (physical to virtual) do meu windows 7 64, mas há alguns problemas que ainda não tive tempo de ver. No caso, pretendo transformar meu sistema fisico num virtual.

      Reply
  3. FARLEY ANTONIO

    EU TENTEI ATUALIZAR COM UMA CHAVE DO P. KEY, O W 8. MAS A CHAVE CEDIDA QUANDO EU ESTALEI O W 8 NAO E VALIDA . POR FAVOR O QUE EU FAÇO AGORA? OBRIGADO! ABRAÇOSSS

    Reply
    1. Rodrigo Post author

      Olá Farley! O erro da chave do windows 8 ocorre durante a instalação? Se for o caso, pule a parte da instalação onde pede o product key e prossiga com a instalação. A chave você pode inserir depois. Outra possibilidade é você retirar da maquina virtual o “floppy drive”. Por algum motivo, algumas pessoas dizem que o arquivo de chave pode ficar armazenado nesta midia e que causa problema – veja em http://mytricks.in/2011/09/vmware-workstation-8-windows-cannot.html Qualquer dúvida, só falar, tentamos algo diferente. Valeu!

      Reply
  4. izis

    Boa tarde, por gentileza quando vou inicializar a máquina virutal, na etapa 6 aparece a seguinte mensagem de erro “erro ao ligar: O serviço de autorização VWware não está em execução” o que eu fiz de errado? pode me ajudar?

    Reply
    1. Rodrigo Post author

      Olá Izis! Você está usando seu computador com papel de administrador? Este é o primeiro ponto. Em segundo lugar,verifique se o o serviço do vmware está em execução. Se não estiver, tente iniciar o serviço. Se tiver dificuldade em verificar os serviços, ou qualquer outra dúvida, só perguntar. Até!!

      Reply
  5. Pingback: Introdução à virtualização de Desktop | Rodrigo Pelosini

Deixe uma resposta