Nexus 4: Alto consumo de bateria pelo media server

Depois da última atualização do Android 4.3 notei que o consumo de bateria aumentou consideravelmente. Então, verifiquei especificamente o que poderia estar consumindo tanto e identifiquei o serviço “mediaserver”, como o primeiro da lista de maior consumo.

Procurando na internet, encontrei vários relatos sobre o problema, cada um dando um palpite diferente, nada muito totalmente garantido que efetivamente resolve isto.
Você encontra soluções de formatação de cartão de memória, comandos root, procura de arquivos duplicados, músicas ou fotos corrompidas e por aí vai…

Até que me deparei com o site techsplurge, num artigo de 2012 e que tinha uma solução mais “coerente”: desabilitar o sincronismo do google music. Artigo original: http://techsplurge.com/13494/google-nexus-4-mediaserver-battery-drain-problem-solution/

 

image

No artigo deste site não explica muito claramente como desmarcar o sincronismo.
Então, aproveito aqui pra explicar. Não é feito diretamente pelo google music, e sim pela sua conta do google, nas configurações do aparelho (veja imagem acima).

Ainda não posso afirmar com certeza absoluta se é uma solução final, temporária (até o google corrigir isto) ou se efetivamente resolve esta questão pontual.

Depois de alguns minutos, verifiquei o consumo novamente e notei que o media server caiu (finalmente) para o segundo serviço que mais consome energia. Note que como não fiz nenhuma carga completa, esta informação contempla o histórico do dia.

image

Antes, o media server aqui era responsável por 52% do consumo do aparelho. Veja que já houve uma boa melhora. Do momento que tirei este print screen até uns 20 minutos depois (enquanto escrevia este post), o consumo do media server caiu para 24%.

Farei uma carga completa, atualizarei a informação aqui assim que possível, fique ligado.

Edit: CONFIRMADO! Problema resolvido, parou o alto consumo de bateria pelo mediaserver.

Alguma experiência sobre isto? Dicas de economia de energia? Algum palpite? Resolveu seu problema?
Participe, deixe seu comentário!

26 thoughts on “Nexus 4: Alto consumo de bateria pelo media server

  1. Luis Augusto

    Se não me engano, o maior consumidor de energia deste aparelho é a tela de lcd.
    Tenho um Lumia 710, que também tem tela lcd, mas não tenho problemas quanto a bateria dele.
    Assim, sabe me dizer quanto tempo consigo ficar com a tela do aparelho ligada?
    A bateria do Nexus dura tanto quanto a do Lumia 710 ou devo sentir bem a diferença?
    Abraço.

    Reply
  2. Felipe Raitani

    Comecei com esse problema hoje depois de atualizar pro 4.4 (Kitkat). O servidor de mídia estava em primeiro lugar no consumo e o carregamento wireless não rendeu quase nada. Logo que desativei a sincronização ele já caiu pra segundo lugar (com a tela indo pra primeiro). Já aproveitei pra desativar a sincronização de outras funções que não uso.
    Agora só falta testar o carregamento.
    Valeu pela dica Rodrigo!
    Abraço!

    Reply
      1. Felipe Raitani

        Realmente era esse o problema, carregou direitinho e a bateria parece estar durando um pouco mais com o Kitkat.
        Pelo que andei lendo por aí acho que tive sorte de já ter conseguido a atualização OTA.
        Meu telefone de vez em quando fica com a tela preta e nenhum botão funciona, mas ele não desliga, apenas o LED pisca, se tiver alguma notificação pendente. Achei que a atualização ia resolver isso, mas nada feito… acredito que seja algum app que gera conflito.
        Tu já teve esse problema?

        Reply
        1. Rodrigo Pelosini Post author

          Não tive este problema até hoje. Seria importante você descobrir qual é o app que está gerando este problema. Está usando algum launcher? Como conseguiu atualizar pro 4.4? Está usando o cyanogenmod?

          Reply
        1. Rodrigo Pelosini Post author

          Chegou pra mim também, mas o consumo de bateria parece igual. Embora seja cedo pra afirmar algo. Mas eu peguei um bug no teclado, as vezes sem tirar o dedo da tela ele corta a palavra inserindo algo errado. Na internet tem algumas pessoas com problemas, estão recomendando dar um reset para padrões de fabrica, um wipe data (pelo recovery) ou reiniciar as configurações iniciais pelo adb. As duas ultimas eu tentei, não resolveu. Hoje ainda, muito depois disso, algo aconteceu, tive problemas na bateria também, descarregou de 25% a 0 em instantes.

          Reply
          1. Rodrigo Pelosini Post author

            Minha bateria parece que voltou ao normal, não que isso seja ótimo, pra mim não tá no aceitável. Deixo tudo ligado, 3g, sincronismo direto, uso direto, brilho de tela alto. Pelo menos umas 12 horas de duração de bateria. Tenho algum bug ainda no teclado. Tem uma galera falando sobre desativar o serviço de localização que melhora muito. Não fiz isso, porque talvez o google now, waze e maps podem demorar demais pra mostrar a localização. Se quiser tentar pra avaliar esta dica, fique a vontade. Depois vou escrever um post mais detalhado sobre isso.

  3. Romario

    Achei um artigo interessante e parece que funcionou. O problema de servidor de midia é devido a mp3 que não tem os dados bem nomeados/organizado, algo do tipo.
    O método é deletar todos arquivos de mp3 para que o Sistema Operacional não fique indexando as músicas tentado melhorar suas buscas.

    Isso é ruim para as pessoas que gostam de ouvir musicas, que não é meu caso. Acabei de deletar minhas musicas e vou ver se funciona. Autor do post testou e funcionou e outras pessoas que fizeram também.

    link do artigo:
    http://filipenf.wordpress.com/2013/11/26/android-alto-consumo-de-bateria-apos-atualizacao-para-4-4/

    Reply
    1. Rodrigo Pelosini Post author

      Uma das suspeitas que eu tive na época eram de alguns sons (ringtones e sons de notificações) baixados via app zedge. Não cheguei a apagar tudo, mas resolveu quando parei o sincronismo de media. De qualquer forma, a dica é boa, deve resolver também. Abraço e obrigado por compartilhar e dar a dica.

      Reply
      1. Romario

        Eu apaguei os mp3 e continua com mesmo problema. Hoje chegou a ocupar 81% do gasto da bateria! o.o
        Ainda vou achar o porque do meu aparelho. Ele é um Moto G.

        Reply
        1. Rodrigo Pelosini Post author

          Minha sugestão neste seu caso passa a ser um pouco mais radical. Volte o aparelho aos padrões de fábrica (hard reset). Lembre-se antes de fazer algum backup, porque vai zerar o aparelho todo, ou seja, vai voltar ao que era quando novo, sem nenhum app, foto e outros dados. E fique esperto com sons e outros ringtones instalados que não vem junto com aparelho. Acho que isto pode interferir no consumo do media server.

          Reply
  4. donnellfms

    Depois de muito quebrar a cabeça consegui resolver o problema com o media server sugando toda a bateria. Fiz praticamente tudo que poderia ajudar mas que parece que resolveu mesmo ou mais ajudou foi ter tirado toda mídia corrompida do aparelho: músicas e também imagens.

    O problema afeta diversos aparelhos Android, de diversas marcas (aparentemente mais modelos Motorola e LG), especialmente nas versões 4.2. e 4.3 do sistema. Para resolver o problema resumidamente realize as etapas que seguir:

    1. Movimente toda sua biblioteca de música para o computador e escaneie tudo contra defeitos (esvazie seu telefone), use o MP3 Check ou o CheckMate. Apague os arquivos que forem marcados como corrompidos.
    http://mp3.about.com/od/tutorials/ht/Check-MP3-Files-For-Errors.htm
    http://sourceforge.net/projects/mp3check/

    2. Verifique manualmente no telefone se há arquivos de imagens corrompidos (imagens pela metade), pasta por pasta.

    3. Coloque arquivos “.nomedia” em todas as pastas que não precisam ser indexadas para facilitar o trabalho do media server: basicamente todas as pastas do “sdcard” menos “Music” e “Pictures”.
    http://lifehacker.com/5793803/disable-media-scanning-in-specific-android-directories-by-creating-a-nomedia-file

    Se estiver com dificuldade para criar os arquivos .nomedia no Windows use o comando ”copy con”.
    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=751339

    4. Localize o serviço e limpe as informações do Media Server (“Armazenamento de Mídia”), force a parada do serviço e reinicie o telefone.
    http://imageshack.com/a/img845/870/oalk.png

    5. Por garantia desabilite o Google Music Sync (não sei se fez diferença para mim, já que não tenho nada no Google Music).
    http://pelosini.com.br/nexus-4-alto-consumo-de-bateria-pelo-media-server

    6. Copia sua biblioteca de músicas de volta para o telefone.

    Levou um dia mais ou menos para as coisas voltarem ao normal. Como os dados do media server foram limpos, ele precisa reindexar toda sua biblioteca, então é normal ainda gastar um pouco mais nos primeiros momentos.

    O Media Server que antes gastava cerca de 50% da bateria (era o primeiro da fila no consumo) passou a gastar 5%, no máximo. E a bateria do meu meu Moto G voltou a durar dois dias seguidos de uso normal com wifi e sincronização ativados o tempo todo.

    Com as etapas acima não foi necessário realizar o reset de fábrica.

    Alternativa para quem é root: use o Mediaserver Killer, acredito que poderá também fazer bom efeito e pode acabar sendo mais simples.

    Reply

Deixe uma resposta