Migrando Jobs entre servidores

      2 comentários em Migrando Jobs entre servidores

Fazer regularmente backup’s dos bancos de dados de sistema é algo indiscutível e indispensável, óbvio.

Hoje vou comentar sobre uma situação em que um pequeno “acerto” de uma informação dentro de um banco de sistema vai te ajudar no dia em que você precisar transferir os jobs que estão em um servidor para um novo servidor.

Para os mais leigos, aos menos terão a informação precisa de que banco e em qual tabela os jobs ficam armazenados.

Antes de tudo, um aviso pessoal sobre os bancos de dados e tabelas de sistemas: recomendo que seja manipulado com atenção e por profissional qualificado, banco de dados não é brinquedo; se for para aprendizado, utilize versão express, banco local, ambiente de teste e se não estiver seguro do procedimento, jamais faça em ambiente de produção!

Bem, vamos lá então!

Muitas informações de gerenciamento do servidor de banco de dados do microsoft sql server, inclusive dos jobs, fica armazenado no banco de sistema MSDB.

No caso dos jobs, as informações ficam neste banco, na tabela sysjobs.

Se você tem um backup do banco msdb e restaura o backup em um novo servidor, os jobs do antigo servidor irão aparecer, mas você precisará fazer este pequeno acerto:


use msdb
go
exec sp_configure 'allow updates', 1
go
reconfigure with override
go
update sysjobs set originating_server='novoserver'
go
exec sp_configure 'allow updates',0
go
reconfigure with override

Veja que a informação que guarda o nome do servidor de sql que detém os jobs fica no campo originating_server.

Espero que a informação possa ajudar, grande abraço e até a próxima!

2 thoughts on “Migrando Jobs entre servidores

  1. Djigui

    Boa noite.
    Há algum tempo eu tinha o windows7, mas fui estupido e instalei o MAC, eu gostaria de saber como poderia instalar o windows7 ou windows8 de preferência. Aguardo uma resposta, boa noite.

    Reply
    1. Rodrigo Post author

      Olá! Vamos por partes. Pelo o que entendi você instalou o mac os num equipamento que “originalmente” tinha windows. Este já é algo não muito recomendado, para estar livre de qualquer problema, o mac os deve ser utilizado em equipamento homologado e próprio da apple. Na prática, o pessoal instala por conta e risco. Pode até funcionar, mas não é o ideal, entenda como um “quebra galho”. Mas vamos focar no seu problema, que é fácil de resolver. Primeiro, voce deve baixar o windows 7 ou windows 8 em imagem ISO (supondo que você não tem uma midia fisica – em dvd). Com o arquivo ISO baixado, você pode gravar um DVD (pode até ser regravavel, midia RW) e depois inicia o seu equipamento diretamente pela unidade de midia – seleciona pela BIOS do equipamento pra iniciar pelo “dvd”. Há também uma alternativa à unidade de dvd, que é a gravação em pendrive (recomendado > 4gb). Neste caso, o boot (inicialização) é feita pela porta USB. Pra gerar um pendrive “bootavel”, há um esquema, posso detalhar se quiser. Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar. Grande abraço!

      Reply

Deixe uma resposta