Desenvolvendo projetos de BI com maior produtividade

Como sabemos, a plataforma de Business Inteligence que acompanha o produto Microsoft SQL Server é bastante interessante, completa e produtiva, mas podemos tornar a ferramenta ainda mais produtiva.

Vou mostrar como – com um plugin extra, gratuito, que uso diariamente e totalmente recomendado.

Trata-se do “Bidshelper”.

Faça o download aqui:

http://bidshelper.codeplex.com/releases/view/67452

Este “plugin” é bastante útil pois oferece várias funcionalidades extras ao seu projeto/solução do BIDS.

Primeiramente, para quem não conhece o que é o “BIDS”, deixo uma rápida citação.

O “BIDS” ou “SSBIDS” (SQL Server Business Intelligence Development Studio) é na verdade um Visual Studio mais “resumido” que acompanha o Microsoft SQL Server na sua instalação e nele é possível apenas trabalhar com projetos de integração, análise e relatórios, ou seja, apenas projetos relacionados basicamente/diretamente com Business Intelligence.

Neste Visual Studio, não é possivel criar projetos web, windows forms, wcf, wpf, etc, como qualquer outra versão do visual studio para desenvolvimento.

O que quero dizer, resumindo, é que voce vai utilizar o “BIDS” para desenvolver projetos de BI apenas.

O BIDS vem junto com o MS SQL Server; não é licenciado (vendido) à parte, faz parte da instalação do produto – portanto, se o administrador de rede tirar um relatório de inventário de software e constar um visual studio 2008 (ou 2005) no servidor de banco de dados, informe que está legal, que é um componente do MS SQL Server.

Voltando ao caso do plugin Bidshelper…

Vamos imaginar um cenário comum do cotidiano, num caso simples.

Normalmente eu crio uma solução em branco, acrescento um projeto de Integração, um projeto de Analysis e um de report.

No projeto de integração (Integration Services, ou SSIS – SQL Server Integration Services) eu crio todos os pacotes, cada pacote com seus fluxos, com suas tarefas, transformações, sequencias, etc, etc…

Depois de todo o projeto de integração feito, é preciso ser feita a publicação pro servidor. Há duas formas: Faço um Build, vou no diretório do deployment, coloco no servidor, abro o arquivo manifest, rodo o assistente, etc, etc.

O outro modo (este eu vi com um consultor, mas eu não recomendo, não faço e não gosto que façam) é, clica no pacote, file, save copy as… (argh, não faça – aliás, ainda bem que não há mais este recurso na versão 2008).

Com o BidsHelper, é habilitado um menu, com “deploy”. Só isso. Simples, fácil, rápido.

Válido para todos os projetos, tanto do SSIS, como SSAS como Reporting Services.

Ao clicar com o botão do lado direito do Mouse no projeto, e em Properties, voce vê uma nova aba, “Deploy (BIDS Helper)”.

Ali voce configura o modo que voce deseja fazer o seu deploy.

Há outras vantagens neste plugin!

Voce pode também fazer um deploy de script mdx, ter uma melhor visualização da performance da execução do pacote SSIS, Relatórios de Uso de Datasets, etc, etc…

Em outras palavras, é uma ferramenta que no meu ponto de vista é fundamental e indispensável para quem trabalha com o BI da Microsoft.

Um outro plugin que utilizo e recomendo é o subversion, este é bem mais famoso e bem “manjado”.

Mas falarei dele numa outra oportunidade.

Por enquanto é isso, espero que a dica do Bidshelper seja útil para quem ainda não esteja utilizando.

(Mas, não duvido muito que num próximo release do MS SQL Server estas funcionalidades do BidsHelper possam estar complempladas dentro do próprio BIDS, pois da forma como a coisa vem evoluindo ultimamente…)

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.