Consultando o tamanho dos bancos de dados

      1 comentário em Consultando o tamanho dos bancos de dados

Uma forma rápida de consultar o tamanho dos bancos de dados do seu servidor de banco de dados pode ser através de um script.

Como administrador de banco de dados, este script pode ser utilizado diariamente, como uma das suas tarefas de checklist diário. Obviamente, pode ser interessante integrar o script para dentro de uma planilha excel, onde você pode incrementar com um acesso por tabela dinâmica, ou gráfico. Para ter algo ainda mais profissional, porque não integrar esta query no reporting services?

Bem, se juntar sua imaginação com a sua praticidade e algumas outras queries, tenho total certeza que um belo “book” de administração de banco de dados deve sair. Estarei acrescentando também em um novo post uma query para você melhorar o conteúdo da documentação do seu banco de dados: a listagem de jobs.

Duas considerações sobre a query: Quando o tamanho máximo for “ilimitado”, o max_size é -1, então para não ficar um pouco estranho, apresento como “0”(zero). Pra encerrar, é filtrado os ids de bancos 1, 2, 3 e 4 – que são os bancos de dados de sistema, msdb, master, model e tempdb. Estes, não entram no script.

 

Tem alguma sugestão para incrementar o código? Deixe sua sugestão, compartilhe.

SELECT d.name as db_name, d.state_desc as 'status', mf.name as logical_name,
ROUND(cast(mf.size as decimal(12,0)) * 8 / 1024, 0) Size_MBs,
(case	when max_size < 0 then 0 
	else ROUND(cast(mf.max_size as decimal(12,0)) * 8 / 1024, 0) end) MaxSize_MBs
FROM sys.master_files mf INNER JOIN sys.databases d ON d.database_id = mf.database_id
WHERE d.database_id > 4
ORDER BY d.name

One thought on “Consultando o tamanho dos bancos de dados

  1. Pingback: Listando os jobs no servidor MS SQL Server | Rodrigo Pelosini

Deixe uma resposta