Armazenamento Online – Parte 1

      Nenhum comentário em Armazenamento Online – Parte 1

Para uso pessoal, as primeiras coisas que vem em nossa mente quando falamos em backup de dados pessoais são (ou eram!):

  • Midia (cd/dvd)
  • HD externa

Normalmente se mantém os arquivos originais dentro do computador e para garantir o backup, a maioria das pessoas pensam em manter num dos dois meios citados acima, ou então nos dois meios. Estes meios são relativamente vulneráveis a danos causados a problemas externos, desde uma simples queda da hd externa, até riscos em midias, deterioração, etc.

Com a utilização de “computação móvel”, um celular ou tablet passaram a ter armazenados dados importantes que também precisam de backup. O método mais simples – embora nada prático, é apenas sincronizar o aparelho com um pc e ter seus dados transportados.

Hoje é bastante comum utilizar a nuvem como um meio de backup, tanto para pc´s, como para celulares e tablets. Esta é uma prática simples, prática e eficiente.

Quando se pensa em armazenamento de dados online (em nuvem), a idéia é não apenas armazenar dados para utilização em qualquer local (como compartilhamento), mas também como um meio de backup, uma forma alternativa de guardar seus dados importantes num local “seguro”. Adicionalmente, temos a vantagem da facilidade em compartilhar estes arquivos entre outros usuários.

As opções mais conhecidas hoje para armazenamento online são:

  • Dropbox
  • Box.com
  • Skydrive (Microsoft Live)
  • Google Drive
  • Ubuntu One
  • icloud (para equipamentos Apple)

 

Todos estes tem suas versões free (com limitações), alguns com a opção de sincronismo automático e todos eles permitem utilizar os serviços via navegador web e via dispositivo móvel. O que temos em comum entre eles é o fato de conseguir expandir o espaço de armazenamento através de um pagamento extra. Se o espaço disponível na versão free é o suficiente, é possível utilizar sem nenhum problema, desde que atenda as suas necessidades.

Até aqui, nenhuma novidade, certo?

Quando o espaço necessário é maior do que o espaço fornecido, então cabe fazer sua opção de serviço e de compra. Será que o serviço oferecido/pago é todo suficiente e o valor pago é justo? A grande maioria das pessoas acredita que sim.

 

Vamos a alguns valores médios para expansão (lembrando que preços e promoções podem entrar em vigor a qualquer momento):

  • Google Drive 20gb: USD 2.50/mes
  • Windows Live SkyDrive 20gb: R$ 19/ano
  • Dropbox 50gb: USD 9.99/mes
  • Ubuntu One 20gb: USD 2.99/mes
  • iCloud 20gb: USD 40/ano
  • Box.com 25gb: USD 9.99/mes

 

Os valores variam de acordo com o espaço contratado, sua melhor escolha para expansão é aquele que te proporciona uma maior conveniência no uso e que esteja de acordo com o seu bolso. Mas, existem alguns outros serviços, outras opções que nem são tão popularmente conhecidas e que talvez vale a pena conhecer.

Um ótimo serviço de armazenamento online é o da Amazon, o Amazon S3 (Simple Storage Service). O único detalhe é que para um usuário leigo, a forma de cobrança pode ser meio confusa.

Outras opções que valem a pesquisa: adrive.com, SugarSync.com, mimedia.com

Não recomendado: JustCloud (alguns amigos tiveram problemas no serviço, no suporte técnico, na cobrança e posteriormente, no cancelamento).

 

Claro que estes tipos de serviços estão em pleno crescimento, de um dia pro outro vão se tornando melhores e mais populares. Diante de tantas opções e tanta concorrência, ainda há uma possibilidade de aparecer algo mais novo e mais completo.

O que pensa sobre isto?

Qual solução de armazenamento online/backup está utilizando no momento?

Deixe sua resposta, participe!

Deixe uma resposta