10 dicas úteis e rápidas para android

      2 comentários em 10 dicas úteis e rápidas para android

Muitas ou a maioria destas dicas servem perfeitamente na maioria dos aparelhos com android – celulares e tablets, a partir da versão 4.0.4.

 

Separei 10 dicas especiais, e espero que estas dicas possam ajudar.

 

1) Acesso rápido ao histórico de navegação
Ao abrir o navegador padrão de internet, segure apertado o botão “voltar” e será aberto as opções de histórico de navegação.

 

2) Print Screen – Captura de tela
Aperte simultaneamente os botões <vol down> + <power>.
Em alguns aparelhos os botões que fazem a captura de tela são diferentes – isto podem variar do fabricante e da versão da rom (sistema).

 

3) Localização de suas fotos
Abra o aplicativo “camera“, toque no atalho de configuração (camera settings) e ative a opção “Store Location” em “on”. Lembre-se também, armazenando a sua localização nas fotos, há questões envolvidas de “privacidade”, qualquer pessoa pode identificar o local onde a foto foi feita.

4) Desativar atalhos na tela ao instalar novos aplicativos
Você pode notar que ao instalar um novo aplicativo, automaticamente é inserido um atalho dele na sua tela. Se desejar desativar esta ação automática, vá até o aplicativo do Google Play, toque no menu e escolha settings.
Então, desative a opção “Auto-add widgets“.

 

5) Ative uma senha para compra de aplicativos.
É muito simples comprar um aplicativo. Tão simples que até uma criança pode efetuar uma compra, mesmo sem saber que um adulto esteja pagando por isto.
Na dúvida, ative uma senha de segurança para comprar um aplicativo. Novamente, vá até o aplicativo do Google Play, toque no menu e escolha settings.
Então, em “Users Controls“, marque a opção “Use pin for purchases” e depois defina uma senha – não muito óbvia, claro. Uma criança mais observadora descobre uma senha rápido.

 

6) Segurança…
Este assunto é fundamental, extenso e simples. Cabe um artigo dedicado a isto. Mas aqui deixo um resumo, simples.
1. Sempre tenha uma senha no seu aparelho ao ligar, seja ele um tablet ou celular.
2. Use algum software de rastreamento e segurança, que permita no minimo que voce apague o conteudo do aparelho remotamente.
3. Além dos cuidados citados acima, recomento instalar o aplicativo app locker – coloque uma senha pra abrir alguns aplicativos, como email, facebook, twitter, google+…
4. Siga a dica passada anteriormente, ativando uma senha para compra de aplicativos. Eu mesmo já perdi 30 dólares nisto.

 

7) Detalhe do aplicativo
Para consultar informações sobre um aplicativo especifico, abra o menu “apps” (todos os aplicativos), toque e segure o icone do aplicativo.
Dois ícones irão aparecer na tela: um de “lixeira” (que você pode usar para desinstalar” e um de “informações”. Basta arrastar até informações. Bastante útil se desejar limpar o cache (histórico armazenado) do aplicativo e até mesmo, apagar os dados do aplicativo (manter sem seus dados, como se tivesse instalado sem configuração alguma).
Caso esteja com pouco espaço de armazenamento no aparelho, com esta dica de “atalho”, é também possível mover o aplicativo para o cartão de memória, por exemplo.

 

8) Verifique consumo de rede e bateria
Você não precisa instalar nenhum aplicativo extra de controle de consumo de bateria e rede. Em “settings“, toque em “Data Usage“, estipule o limite de dados (de acordo com seu plano) e uma faixa de aviso de proximidade do limite.
Confira a lista de aplicativos que mais vem consumindo rede – dependendo do aplicativo, por ele mesmo é possível configurar para que “sincronize” dados somente por wifi. A mesma coisa pode ser feita pelo google play – marque a opção para atualizar pela rede wifi.
Para a bateria, temos algo semelhante; ainda em “settings“, vá para “Battery” e ali você acompanha quais os aplicativos que tem consumido mais energia. Há varias ações que podem ser tomadas para economia de energia, como desabilitar dados, sincronismo, brilho da tela, etc, etc.
Cabe também um novo post específico para este assunto. O importante aqui passado como dica é utilizar as informações nativas no próprio aparelho, que auxiliam no entendimento daquilo que pode estar acontecendo.
O consumo exagerado de bateria e rede 3g é um grande vilão, pode te custar dinheiro e dependendo do caso, te deixar na mão na hora que mais precisa.

 

9) Root ou não root… eis a questão
Sabe o que é root? Não? Então você não precisa. O que é? É um acesso de administrador, é possível fazer tudo e qualquer coisa no aparelho, inclusive “estragar” o sistema. Se não tem certeza se realmente precisa ou se não há uma necessidade justificável e indispensável para isto (não poderá conviver sem?), não faça. Há inúmeros riscos envolvidos, se fizer uma bobagem, pode até danificar os sistema do aparelho. Como diria um amigo, “é como dar uma arma na mão de um macaco”.

 

10) Aplicativos em execução
Se não irá utilizar mais o aplicativo, feche o mesmo pelo botão voltar. Não pense que ao tocar no botão “home” estará fechando o aplicativo, pois na verdade o aplicativo fica “minimizado”. Para encerrar em definitivo um aplicativo “minimizado”, em alguns celulares você segura apertado o botão home, até aparecer os aplicativos em background. Em alguns outros aparelhos, inclusive alguns tablets, há um botão virtual ao lado do botão home, que justamente faz isto – mostra os aplicativos em memória. Para fechar cada um destes aplicativos, toque em cada um e deslize o dedo para o lado. Notará que o mesmo sairá da lista.
Manter muitos aplicativos abertos pode ser prejudicial, pois poderá consumir muita memória e ocasionar até em lentidão ou travamento.

 

Que tal complementar esta lista de dicas? Há alguma informação que gostaria de complementar, ou que não esteja muito claro?

Então, deixe seu comentário…

 

Até a próxima!

2 thoughts on “10 dicas úteis e rápidas para android

Deixe uma resposta